Fatos Sobre cintilografia renal Revelado



É 1 Genero por exame do diagnóstico por imagem qual avalia a função de Praticamente as estruturas ósseas do esqueleto. Quais as indicações da cintilografia óssea?

Pielonefrite aguda: DMSA. Têm a possibilidade de aparecer saiba como defeito focal único ou múltiplo na captaçãeste cortical do traçador, utilizando preservaçãeste do contorno renal, isento reduçãeste do volume renal ou da espessura do parênquima.

A cintilografia renal dinâmica, de maneira simplista, estuda a funçãeste do rim por filtrar o sangue e formar e excretar a "urina radiomarcada".

5. Na maioria dos casos será administrado, pelo entrada venoso previamente locado, medicamento que estimula a ESTILOçãeste da urina, em geral após 10 - 15 MOMENTOS do início do estudo ou, nas crianças por colo, logo no início do exame;

A cintilografia renal permanecequedatica usando DMSA permite avaliação da função renal absoluta de cada rim. Está indicada nas patologias infecciosas agudas dos rins, na detecção de cicatrizes, nas ectopias renais, nos traumas, nos tumores, bem como na avaliaçãeste funcional do rins com patologia obstrutiva por estenoses e urolitíase.

As imagens sãeste geradas entre 3 e 7 horas após a injeçãeste do radiofármaco e mostram a habilidade do concentração, absorçãeste e eliminação Destes túbulos dos rins.

Estudo normal: A ausência por obstruçãeste é caracterizada através excreçãeste rápida e quase terminada do traçador. Este "T¹/²" por eliminação (tempo necessário de modo a eliminar 50% do radiofármaco) é inferior a 10 min.

Obs.: em caso do necessidade por cintilografia renal permanecequedatica no exatamente dia, será aplicada após tfoirmino do exame dinâmico uma injeção do radiofármaco DMSA-99mTc no acesso venoso previamente puncionado, com retorno após 4/6 horas de modo a aquisiçãeste das imagens (leia a seguir).

A diferença está na finalidade do exame, uma vez qual na cintilografia dinâmica além da funçãeste Destes rins, avalia-se também a presença por obstruçãeste e na permanecequedatica são avaliadas a função e a MANEIRA dos rins.

Resposta obstrutiva : Não se observa excreçãeste do traçador mesmo após o estímulo diurético (T¹/² > 20 min).

Baixa probabilidade: a cintilografia com captopril normal indica baixa probabilidade para hipertensãeste renovascular (menor do qual 10%) e exclui a necessidade do estudo basal de modo a comparaçãeste.

Sim. Os riscos sãeste mínimos e relacionados mal a probabilidade do reaçãeste adversa a medicamentos (incluindo reação alérgica), a ser este rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reação mais verificada, nãeste se observando nenhuma reaçãeste grave de que necessite de hospitalização ou qual cause sequela para saúdo.

Elevada probabilidade: a cintilografia renal usando captopril demonstra importantes alterações em comparação artigo ao estudo basal, indicando alta probabilidade do hipertensãeste renovascular (elevado do de que 90%). As alterações cintilográficas qual caracterizam a hipertensão renovascular sãeste a piora da curva renográVive, a redução na captaçãeste relativa do radiofármaco pelo rim afetado, este prolongamento do tempo de trânsito parenquimatoso renal e a reduçãeste fonte do artigo do pico do atividade máxima após o uso do captopril.

Estudo indeterminado: T¹/² por 15 a 20 min, usando excreção lenta do traçador pelo rim. Pode representar uma obstruçãeste parcial ou resposta inadequada ao diurfoitico por dé especialmenteficit por função renal (filtração glomerular menor do qual 16 ml/min) ou por dilatação excessiva do sistema coletor.

Obs: na acidose tubular renal e nas tubulopatias ocorre diminuição da concentração tubular do DMSA- e aumento do sua própria excreção na urina, diminuindo significativamente os valores por função renal absoluta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *